A CERIMÔNIA DA CEIA PASCAL POSSIBILITA-NOS ENCENAR OS ACONTECIMENTOS DA ÚLTIMA CEIA COMO UMA MEDITAÇÃO, PREPARANDO-NOS PARA A PLENA REALIZAÇÃO DA ÚLTIMA CEIA NA MISSA. DEUS ORDENOU QUE A PRIMEIRA PÁSCOA FOSSE
COMEMORADA SOLENEMENTE (CF. EX 12, 1-28): O POVO TERIA QUE SACRIFICAR UM CORDEIRO E COMÊ-LO COM PÃO ÁZIMO E ERVAS AMARGAS (UMA LEMBRANÇA DA SAÍDA PRECIPITADA DO EGITO, EM QUE NÃO HOUVE TEMPO PARA FERMENTAR O PÃO), EM AGRADECIMENTO PELA LIBERDADE, QUE ERA DOM DE DEUS.
O NOME "PÉSSACH" (PÁSCOA) FOI APLICADO EM ESPECIAL AO CORDEIRO, BEM COMO À LIBERTAÇÃO DO EGITO, AOS FESTEJOS QUE A RECOMENDAVAM.
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PÃO ÁZIMO - MATSÁ, NO PLURAL MATSÔT - ERA CHAMADO O "PÃO DO TORMENTO", PORQUE FEITO SOMENTE DE FARINHA E ÁGUA. REPRESENTAVA O PÃO FEITO PELOS JUDEUS DURANTE SUA PARTIDAS APRESSADA DO EGITO, QUANDO NÃO HOUVERA TEMPO PARA LEVEDAR. A DIVISÃO DE UM GRANDE MATSÁ ENTRE TODOS OS QUE ESTAVAM À MESA, POR DUAS VEZES NA CEIA PASCAL, ERA EXPRESSÃO DE UNIÃO.
HARÓSSET - UMA MISTURA, DE COR VERMELHA, DE MAÇÃS E NOZES PICADAS, CANELA E VINHO, RELEMBRAVA A ARGAMASSA USADA PELOS JUDEUS NA CONSTRUÇÃO DE PALÁCIOS E PIRÂMIDES NO EGITO, DURANTE OS PERÍODOS DE TRABALHO FORÇADO.
VINHO - ASSIM COMO O PÃO ÁZIMO REPARTIDO, O VINHO, RETIRADO DE UMA VASILHA OU BEBIDO DE UMA TAÇA COMUM, EXPRESSAVA A UNIDADE DO POVO, SUA IRMANDADE COMO FILHOS DE ABRAÃO E CO-HERDEIROS DA PROMESSA. 
DEUS ORDENOU QUE ESSA HISTÓRIA FOSSE CONSERVADA VIVA ENTRE NÓS: "E NAQUELE DIA CONTARÁS A TEU FILHO, DIZENDO: EIS O QUE O SENHOR FEZ POR MIM, QUANDO SAÍ DO EGITO" (EX 13, 8). OS SALMOS HALLEL (SALMOS 113-118; VULG. 112-117) ERAM CANTADOS COMO AÇÃO DE GRAÇAS E LOUVOR A DEUS, PELA LIBERTAÇÃO CONSEGUIDA.
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